terça-feira, 9 de agosto de 2011

RS: TEMPESTADE, CHUVA, DESMORONAMENTO, GRANIZO, INUNDAÇÃO

Tempestade causa destruição em partes do RS

 
Um forte temporal atingiu os municípios da Metade Norte do Estado na madrugada desta terça-feira (9) e causou destruição em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Em Erechim, pelo menos 90 casas foram destelhadas. Os ventos de até 93km/h derrubaram muros, placas de sinalização, cinco postes, 20 árvores e fios de energia elétrica.
Chuvas deixam cidades sem luz, telefone e destelhadas, no sul do país


FONTE: R7

Corpo de Bombeiros interditam casas em Caxias do Sul



Cinco residências correm risco de desabamento

Os Bombeiros de Caxias do Sul interditaram cinco casas por conta da chuva desta segunda-feira. As residências correm risco de desabamento. Quatro destas moradias estão no bairro Planalto e uma no Santa Corona.

Moradores foram para casas de familiares e amigos. As casas ficarão interditadas por tempo indeterminado.
fonte: PIONEIRO

Granizo e rajadas de vento causaram estragos na região



Trovoadas, fortes rajadas de vento e o barulho estridente da queda de granizo assustou santa-rosenses na noite desta segunda-feira. Treze casas foram parcialmente destelhadas, a maioria delas no bairro Cruzeiro, e várias árvores tombaram na cidade, de acordo com os Bombeiros de Santa Rosa.

Parte das atividades da ExpoCruzeiro foram encerradas mais cedo, em virtude da falta de luz, ocorrida por volta das 21h.

As rajadas de vento com maior força iniciaram às 3h desta terça-feira. Em Santa Rosa, a velocidade era de 75,9km. Uma hora depois o vento chegou à região Celeiro. Em Santo Augusto foram registradas rajadas de 111,9km/h, enquanto que em Santa Rosa o vento permanecia em 73,8km/h.

Às 5h as rajadas seguiram em Santo Augusto, mas menos intensas: 81km/h. Todo o município está sem luz desde a madrugada. Ocorreram destelhamentos em casas e queda de árvores nas rodovias.
FONTE: CLICRBS

DEFESA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 09/08/2011 - 11h


Relação atualizada dos municípios gaúchos afetados pelos vendavais e fortes precipitações de chuva e granizo, no período de 08 a 09 de agosto de 2011.

DECRETO-SE* NOPRED** MUNÍCÍPIOS ATENDIDOS***
01 Paim Filho-RS
02 Itatiba do Sul-RS

*Decreto de Situação de Emergência: ato discricionário do prefeito, após Nopred. Válido por até 90 dias.


**Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED): Primeiro documento expedido pela prefeitura municipal referente ao desastre. Válido por 5 dias.


***Municípios atendidos pela Defesa Civil Estadual, com kits de limpeza, cestas-básicas, cobertores, colchões, etc.

NÚMERO DE AFETADOS* DESALOJADOS** DESABRIGADOS*** EDIFICAÇÕES ATINGIDAS**** >> 3.055 344



Obs: O número de desabrigados e desalojados não é preciso, visto que somente um terço da contabilidade desse último levantamento ainda encontra-se nessa situação. Nossos dados são uma somatória. Para esse tipo de informação é necessário o contato com as prefeituras municipais.

Veja a relação atualizada dos municípios gaúchos afetados pelas chuvas, no período de 20 de julho a 8 de agosto de 2011. clique AQUI



DECRETO-SE* NOPRED** MUNÍCÍPIOS ATENDIDOS***


Fonte: Comunicação Social da Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.