quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOVA NR 35 - TRABALHO EM ALTURA

link da NR 35: http://alexmaragato.blogspot.com.br/2012/04/nova-nr-35-trabalho-em-altura-anexo.html

O resumo do artigo abaixo é a tradução de um texto publicado no site OHS on line no qual consultores internacionais na área de segurança abordam a questão da proteção e resgate de quedas. Nessa abordagem, o termo “queda” significa aqui que houve um mal funcionamento de andaimes, plataformas ou cabos, e não evidentemente uma queda completa ou fatal. O artigo é bastante elucidativo para a discussão da nova NR-36 (trabalho em altura) que menciona de forma rápida essa questão (resgate).

No Brasil, geralmente o trabalhador que sofre uma queda mergulha para a morte, pois exerce atividades em andaimes sem plataforma e guarda-corpo ou sem cintos adequados, sendo essa a condição de maiores acidentes, inclusive fatais. Além disso, é difícil o desenvolvimento de um plano de resgate.

As quedas de altura ocorrem em sua maioria na construção civil, onde existem estatísticas recentes apontando um incremento dos acidentes. Em outras atividades que envolvem altura, os serviços são realizados também por empresas de construção civil (o CNAE é o mesmo). A NR-36 aparece para supostamente contemplar outras atividades em altura, mas essas atividades acabam sendo realizadas pelas mesmas empresas da construção civil que afinal devem se pautar principalmente pela NR-18.

Os Consultores deste artigo afirmam que um dos aspectos mais negligenciados na prevenção de quedas é a ausência de um sistema eficaz de resgate; no texto da nova NR-36 há uma menção a esse assunto, mas sem um detalhamento adequado. O artigo agora publicado pode representar um bom pretexto para melhorar a nova NR-36.


QUEDA E RESGATE

Imagine o alívio de um trabalhador que sofre uma queda quando ele constata que um sistema de resgate funcionou, salvando-o de um mergulho que poderia ocasionar a sua morte. Agora imagine o pânico que se instala quando o trabalhado constata que não existe nenhum plano de resgate ao alcance. Isto é inadmissivel. O ideal é que um trabalhador que sofre uma queda de altura se sinta calmo e confortável quando observa um bem coordenado plano de resgate sendo posto em prática.

Consultores em proteção de quedas observam diferentes abordagens para a proteção de trabalhadores que sofrem quedas. Infelizmente, uma observação comum é que mesmo a mais proativa empresa tende a minimizar ou ignorar grosseiramente a necessidade de um sistema de resgate.

De fato, a maioria dos consultores em segurança industrial acredita que o RESGATE constitui o aspecto mais negligenciado para a proteção de quedas.

CENÁRIOS

Enquanto alguns cenários de resgate possam ser complicados, na maioria dos casos um resgate bem sucedido pode ser conseguido simplesmente usando uma escada manual. O plano mais simples é geralmente o melhor. Ele precisa ser concebido previamente e assim as pessoas e equipamentos adequados estarão prontos quando necessário.

Lembre-se que ligar para o corpo de bombeiros não representa a única resposta para um resgate de quedas. Um dos aspectos de um plano de resgate é que trabalhadores numa situação de queda possam acessar seus telefones celulares e eles mesmos acionarem o corpo de bombeiros.

Entretanto, ocorrendo uma emergência médica, um trauma durante uma queda ou simplesmente uma circunstância onde o trabalhador não consegue alcançar o seu celular, mostra que este plano pode ser inoperante. E ainda, dependendo das circunstâncias e capacidades de serviços locais de resgate, contar com esses serviços externos pode não ser uma boa opção a tempo de prevenir lesões graves ou até mesmo a morte do trabalhador.

RESGATE IMEDIATO

Pense nisso: qual o menor tempo que você acha que é preciso para resgatar um trabalhador em uma situação de queda suspenso?’

Pergunte a você mesmo, quanto tempo você aguentaria ficar suspenso, amarrado?



 
 
video :
http://youtu.be/CjmIJhvDhHk

3 comentários:

  1. PARABENS QUERIDOS AMIGOS E BRASILEIROS NO SANGUE E ALMA!!FELIZ NATAL COM MUITA SAUDE ,PAZ E RECONHECIMENTO DOS ORGÃOS COMPETENTES E SOCIEDADE POR ESSE VALOROSO TRABALHO!!JUNTO DE SEUS FAMILIARES E AMIGOS DEUS POSSA JUNTO ESTAR,ABENÇOANDO SEUS LARES!!RESGATISTA É SER ESPIRITO DE VIDA E SALVAÇÃO!!!UM ANO NOVO CHEIO DE SUCESSO E FELICIDADES!!ABRAÇO DA AMIGA ROSANE GASPARINI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A35F788440136603673C04B23/NR-35%20(Trabalho%20em%20Altura).pdf

      Excluir
  2. NOVA NR-35 TRABALHO EM ALTURA - ANEXO
    http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A35F788440136603673C04B23/NR-35%20(Trabalho%20em%20Altura).pdf

    ResponderExcluir

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.