quarta-feira, 28 de setembro de 2011

23º Curso de Salvamento em Montanha - CBMERJ

1º GSFMA forma a 23ª turma do Curso de Salvamento em Montanha / 2011

No dia 09 de setembro de 2011, o Primeiro Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente – 1º GSFMA – Alto da Boa Vista, finalizou a 23ª edição do Curso de Salvamento em Montanha - CSMont. Durante as 23 semanas de duração do curso, os abnegados candidatos selecionados foram forjados intenso treinamento para atingirem a especialização no montanhismo.

O CSMont está classificado no rol dos Cursos Operacionais de Especialização da Corporação. É uma “escola” de intenso e rigoroso adestramento, e dos mais exigentes do Corpo de Bombeiros. Dotado de manobras e treinamentos específicos, o seu ritmo intenso busca, constantemente, o retrato das condições reais, para a adequada formação de um Bombeiro Militar Especialista em Salvamento em Montanha.

As operações de busca, resgate e salvamento em ambiente natural de matas e montanhas exigem do Bombeiro Militar alto grau de treinamento e planejamento das ações. O trabalho desempenhado por estes homens é extremamente árduo. É comum operações de busca em ambiente natural perdurarem por dias, havendo necessidade do especialista em salvamento em montanha ter a capacidade de persistir na ação operacional. Por isso, que nos treinamentos continuados do CSMont são trabalhados os atributos do aluno na esfera cognitiva, psicomotora e afetiva, buscando atingir e desenvolver o perfil do especialista em Salvamento em Montanha do CBMERJ.

O montanhismo é uma atividade que exige concentração, desejo de auto-superação, meticulosidade, rusticidade e paciência. Sendo assim, os abnegados voluntários do CSMont são treinados em situações extremas, em consonâncias às táticas, técnicas e manobras diversas e complexas desenvolvidas no terreno peculiar montanhoso, a fim de que possam desempenhar as atividades de Busca, Resgate e Salvamento em Ambiente Natural de Matas e Montanhas.

O período da 23ª edição do Curso foi de 24 de março a 09 de setembro de 2011 e selecionou 08 militares, todos oriundos do 1ºGSFMA/CBMERJ. Desde a sua 1ª edição, ocorrida no ano de 1986 e até a última a 23ª edição, especializaram-se 339 Militares, sendo 305 Montanhistas do CBMERJ, 10 da PM-RJ, 7 da PM-MG, 8 da FAB, 4 da PM-SP, 2 da PM-RR, 1 do CBM-GO, 1 da PM-GO e 1 PM-ES, para atuação em Busca, Resgate e Salvamento em Matas e Montanhas.

Os Bombeiros Militares concludentes são agraciados com o brevê do curso, que possui em seu desenho a tão marcante montanha “Dedo de Deus”, símbolo do montanhismo brasileiro. Com o brilho nos olhos daqueles que viram o que há do outro lado da montanha e sentiram o verdadeiro sabor dos ventos, os militarem são coroados e habilitados ao desempenho da função de Montanhista no CBMERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.