domingo, 21 de agosto de 2011


  Uma competição que já está consolidada no cenário esportivo militar foi realizada na tarde deste sábado (20) pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Dez modalidades foram disputadas por 13 integrantes da Corporação representando unidades da Capital e interior do Estado.

A competição denominada de “Bombeiro de Aço” aberta pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros e que contou com a presença do secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, integrou as comemorações dos 13 anos de fundação do Batalhão de Busca e Salvamento, instalado na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

“Bombeiros de Aço” está na 6ª edição e gira em torno de atividades profissionais desempenhadas pelos militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba e conta com a participação de militares de todos os batalhões da corporação. Os competidores passaram por uma maratona de atividades divididas em 10 etapas.

Os competidores participaram das provas de apnéia estática, que consiste em prender a respiração em baixo d´água; teste de prontidão (colocar o uniforme completo rapidamente); corrida com tronco e corte com machado; confecção de nós operacionais; montagem e utilização do desencarcerador (equipamento especial utilizado para retirar vítimas presas em ferragens); transposição em cabo horizontal (atravessar cabos aéreos utilizando técnicas de salvamento em altura); evacuação por rapel negativo; içamento de mangueira (içar mangueiras que chegam a 50kg a uma altura de 5 metros); corrida com capa de aproximação, capacete e equipamento de respiração autônoma (equipamentos utilizados no combate a incêndio); e montagem de linha de combate a incêndio (acoplar mangueiras ao caminhão de combate a incêndio).

*A missão* – O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), comandado pelo major Arthur Vieira, está completando 13 anos de existência e tem como a missão prestar serviços à comunidade em salvamentos terrestres, aquático e em altura, bem como atuar na prevenção de afogamentos na orla do litoral paraibano. Nesta sexta-feira (19) foi realizada uma demonstração de salvamento em altura, no Ponto de Cem Réis, Centro da Capital.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.