sábado, 27 de agosto de 2011

27/08/2011 OCORRÊNCIA BREC EM PORTO ALEGRE - 11 feridos EM DESMORONAMENTO



O desmoronamento de uma laje em uma obra contratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), nos fundos de um condomínio na rua Dorival Castilhos Machado, no bairro Hípica, na zona Sul de Porto Alegre, deixou pelo menos 11 feridos, no fim dessa manhã. Oito vítimas foram resgatadas com vida e, das três que seguem soterradas, uma pode ter morrido, já que não responde a estímulos externos. Às 15h45min, os bombeiros confirmaram que o material usado na obra secou entre os escombros e que as vítimas ainda não resgatadas foram concretadas, o que deve fazer com que o trabalho demore mais. Um caminhão da corporação chegou ao local do acidente com um gerador de energia para iluminar o local, caso o trabalho se estenda noite adentro.  




O sétimo resgatado ainda não foi identificado. Para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), foram levados Romaci Dias Soares, de 34 anos, internado em estado grave no setor de politraumatizados; Marco Aureliano Leites, de 22, que recebe atendimento em estado regular, e Volmir José Prestes, de 35 anos, que permanece em avaliação. Também foram encaminhados para o HPS Carlos Alberto Silva da Silva, de 31 anos, e Felipe Viafori da Silva, de 19. No Cristo Redentor, Mario dos Santos, de 45 anos, recebe atendimento em estado grave, devido a uma lesão no pulmão, além de Gilberto Borba, de 18, e Adir Quadri, de 43 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pede que a população evite procurar o HPS e o Cristo Redentor, já que a prioridade é o atendimento dos operários. As vítimas caíram de uma altura de quatro metros, dentro de uma cratera com mais quatro de profundidade. O trabalho de resgate dos soterrados é complicado, em função do excesso de entulho. A construção de uma estação de bombeamento ocorria no local, conforme o Dmae. Segundo a Brigada Militar, a estrutura caiu sobre o andaime usado pelos trabalhadores. A empresa terceirizada Marco Projetos e Construções Ltda, que venceu a licitação, ainda não se manifestou. O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Ricardo Scavuzzo Machado, afirmou que nenhuma irregularidade na obra havia sido encontrada até as 15h30min, ainda que a vistoria prossiga. O efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e do 1º Comando Regional de Bombeiros (1º CRB) foram mobilizados. Policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) isolaram a área. A Defesa Civil do Município também foi acionada. Todas as 13 ambulâncias do Samu de plantão na Capital foram enviadas para prestarem os primeiros socorros.O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o diretor do Dmae, Flávio Presser, compareceram ao local do acidente. Fortunati foi, em seguida, para o HPS, a fim de prestar assistência às famílias das vítimas.Chocados, os moradores das proximidades relataram que as cenas eram de “um filme de terror”. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do desabamento.



A obra é parte do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) da Prefeitura. Quando concluída, a estação de bombeamento Restinga vai ter o papel de conduzir o esgoto proveniente da bacia hidrográfica do Arroio do Salso, junto aos bairros Restinga, Vila Pitinga, Ponta Grossa, Juca Batista, Costa Gama e Edgar Pires de Castro até a Estação da Serraria. As obras tiveram início em outubro de 2010, com previsão de término para dezembro deste ano, devendo beneficiar diretamente mais de 57 mil famílias.





NOTA DO BLOG: Mais uma vez vemos a real necessidade de aprimoramento em massa do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, o atendimento acima destacou-se por ser de características BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), tivemos sorte pois nessa ocorrência haviam militares do GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) que galgam de tal conhecimento, mas uma ou duas pessoas não caracteriza-se em equipe BREC, o conhecimento deve ser de todos, com treinamentos constantes, equipamentos adequados e EPI (Equipamento de Proteção Individual) condizente, que por falar nisso, muitas equipes não estavam utilizando, a SAMU, por exemplo. Sei que a nescidade faz o momento, talvez se eu estivesse a frente dessa operação também autorizaria a entrada de equipes sem proteção, mesmo com o risco de aumentar o número de vítimas, sou cociente do que temos, mas fica  aí a reflexão de aprimoramento e protocolos reguladores para tal.
A cada dia temos a evolução de ocorrências, sendo elas por incidentes em áreas urbanas ou por acontecimentos catastróficos em áreas urbanas e rurais, o fato é que em algumas copas do mundo atrás, éramos um país de 90 milhões em ação, hoje mais que dobrou.
Ainda bem que temos um GBS com valorosos homens e um Corpo de bombeiros militar regado de coragem e iniciativa. Parabéns colegas!!!


POSTAGENS COM ASSUNTO BREC NESTE BLOG:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.