segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AVIÃO PARA COMBATE A INCÊNDIO - NOVA AQUISIÇÃO EM BRASÍLIA

Avião comprado nos EUA vai combater o fogo em Brasília


O governador Agnelo Queiroz autorizou o Corpo de Bombeiros a utilizar a aeronave Air Tractor, modelo AT-802F, uma das mais modernas do mundo

Depois de 92 dias sem chuvas, com a baixa umidade do ar em 10% e com mais de 200 focos de incêndio ameaçando vários pontos da cidade, a solução para tudo isso só podia vir do céu: ontem, o governador Agnelo Queiroz autorizou o Corpo de Bombeiros a usar o avião americano Air Tractor, modelo AT-802F, um dos mais modernos do mundo, no combate às chamas.

A aeronave, recém-adquirida pela corporação, é capaz de carregar 3,1 mil litros de água por viagem e já pode entrar em operação depois de um período de testes e do treinamento de pilotos, segundo o piloto bombeiro, major Wallace Brandão. Além dele, o também major Florindo e os capitães Pimentel e Dias Silva receberam treinamento dos estados americanos da Georgia e da Flórida, para operar o novo equipamento.

O modelo adquirido é a versão mais completa já fabricada deste avião. No Brasil, apenas o DF conta com o equipamento, que também é usado pela Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Israel, Austrália e Nova Zelândia. O avião tem motor turboélice, com 1,3 mil cavalos de potência, e autonomia para realizar quatro horas de voo ininterruptas, sem a necessidade de reabastecer. Segundo o major Brandão, o avião faz disparos múltiplos e só desce para receber nova carga de água. Em três minutos carregamos com água e ele decola novamente, explicou. Um segundo avião do mesmo modelo será entregue em novembro.
FAB também manda ajuda

Também, ontem, uma aeronave C-130 Hércules da FAB chegou ao DF para ser usada no combate a incêndios na cidade. A prioridade, segundo a FAB, é controlar o fogo que atinge uma área próxima à Base Aérea de Brasília e que fez, ontem, o Aeroporto JK operar por instrumentos. A aeronave da FAB tem capacidade para lançar 12 mil litros de água por vôo. Além do incêndio próximo à pista do Aeroporto JK, duas grandes queimadas atingem a cidade: uma na Estação Ecológica Jardim Botânico e outra na Floresta Nacional de Brasília. Cerca de 300 bombeiros atuaram no combate ao fogo, segundo informou o Ciade, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.