sexta-feira, 18 de março de 2011

130 BOMBEIROS DE TÓQUIO RESFRIAM REATORES EM FUKUSHIMA

Tóquio envia 130 bombeiros a Fukushima para operações de resfriamento


Cerca de 130 bombeiros com caminhões com canhões de água deixaram Tóquio nesta sexta-feira rumo à usina nuclear de Fukushima, onde o nível de radiação registrou queda após as operações de resfriamento de um dos reatores.



Está previsto que na tarde de hoje seja realizada uma nova operação para lançar água na usina, onde na quinta-feira os citados caminhões junto com helicópteros tentaram, da mesma forma, produzir o resfriamento do reator número 3, sobre o qual foram jogadas 64 toneladas de água.

A Agência de Segurança Nuclear indicou hoje que as medições mostram a que a zona registrou queda da radioatividade, que em certo momento chegou a descer de forma "consistente".

Enquanto isso, os especialistas aceleraram os esforços para tentar conectar o reator 2 com os cabos de provisão elétrica que foram instalarados ontem e com os quais se tentará reativar, pelo menos parcialmente, seu sistema de refrigeração.

Dos seis reatores de água em ebulição da usina nuclear 1 de Fukushima, só três estavam em operação quando ocorreu o terremoto, há uma semana, e após o qual sua atividade parou de forma automática.


No entanto, acredita-se que seus núcleos se fundiram parcialmente depois dos danos no sistema de refrigeração.


Os edifícios das unidades 1, 3 e 4 ficaram ainda seriamente danificados esta semana por explosões aparentemente produzidas por acúmulo de hidrogênio, e tudo aponta que a estrutura de contenção do reator 2 sofreu danos na câmara de supressão de pressão, situada em sua base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.