domingo, 13 de março de 2011

RESGATE COM CÃES DA SUIÇA NO JAPÃO

A comunidade internacional começou neste sábado (12) a enviar equipes de resgate para ajudar o Japão após o devastador terremoto seguido de tsunami que atingiu o país na véspera. A ONU está mandando um grupo para ajudar a coordenar o trabalho.


'Estamos no processo de enviar nove especialistas que estão entre os mais experientes que temos para lidar com catástrofes. Eles ajudarão a avaliar as necessidades e coordenar assistência com autoridades japonesas', disse à Reuters Elisabeth Byrs, porta-voz do escritório da Organização das Nações Unidas para a coordenação de assuntos humanitários.

O terremoto causou um tsunami de dez metros de altura, que devastou cidades na costa nordeste do país.

Cão de equipe suíça descansa durante briefing em base de Kloten, neste sábado (12), antes de partir para ajudar no resgate de vítimas do terremoto e do tsunami no Japão. (Foto: AFP)
A ONU anunciou na sexta-feira que quatro equipes de busca e resgate, vindas de Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos, estão em direção ao Japão após o país ter solicitado ajuda.

Cingapura, Suíça e Grã-Bretanha também estão enviando equipes de ajuda ao país.

FONTE: http://www.gazetaderondonia.com.br/extras/ultimas-noticias/paises-mandam-equipes-para-ajudar-a-resgatar-vitimas-de-tremor-no-jap-o
___________________________

COMENTÁRIO:

Vivemos em um mundo em ebulição, precisamos aprender a conviver com os eventos naturais extremos, eles fazem parte da geodinâmica desse planeta.


Cada vez mais os cães serão fundamentais e cada vez mais as equipes deverão estar melhores preparadas, tecnica e logisticamente.

O Japão é sem dúvida o país mais bem preparado do mundo contra eventos naturais extremos, mas nem assim conseguiu imunizar-se.

Nos proximos 50 anos a população do mundo irá dobrar e com isso cada vez mais estará mais vulnerável a esses adventos.

COMENTA Walter Parizotto  Presidente da ABRESC Brasil  Xanxerê - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha a liberdade de comentar sem abusos. Sujeito a aprovação.